Ano novo

Existem muitas e muitas técnicas de estudo, todas clamam que irão revolucionar e fazer você aprender mais. Aqui no iEstudos iremos abordar muitas dessas técnicas futuramente.

Infelizmente não existe algo que funcionará de forma perfeita para todas as pessoas, então o conselho inicial para quem quer melhorar a qualidade do seu estudo é testar tudo que possa melhorar seus estudos. Durante o teste, você deve analisar criticamente se está dando ou não o resultado esperado.

Digamos que você descobriu sobre os mapas mentais. Você leu o conceito e aprendeu como fazer. Você pode fazer os mapas mentais em papeis de verdade, com canetas coloridas e os seus próprios desenhos, ou pode fazer em programas no computador com imagens achadas no Google. Qual deles vai funcionar melhor? Descubra. Tente as duas formas e veja qual melhor lhe atende. O mapa mental em si, está funcionando? Faça uma análise se está conseguindo reter o conhecimento melhor do que sem eles. Também faça uma análise se o tempo gasto para fazê-los está compensando. Talvez você tenha trabalho para fazê-los em um primeiro momento, mas eles virem ferramentas incríveis de revisão que vão lhe salvar muito tempo de estudo. Talvez não, talvez você esteja perdendo muito tempo para criar os mapas mentais e ao relê-los não consegue ver vantagem alguma.

Essa análise crítica pode ir além de técnicas avançadas de estudos, os aspectos mais simples do estudo também pode ser analisados. Resumos. Eles funcionam para você? Como saber? Mão na massa. Faça um resumo, com poucas palavras sobre o assunto abordado. Tente um resumo em tópicos e sub-tópicos. Faça um resumo em quadros e tabelas com as palavras-chave principais. Teste, teste e teste. Algum deles funcionou?

Até mesmo um planejamento de estudos deve ser analisado quanto a sua eficácia. Depois de algumas semanas de estudo você pode parar para pensar: Realmente esta quantidade alta de horas de português está dando resultado? Devo dedicar um tempo exclusivo para treinar redação? E outras perguntas nessa mesma linha.

O importante a ter em mente é sempre evoluir. Posso melhorar em algum aspecto do meu estudo? Pense que diariamente evoluímos como seres humanos. Estamos sempre tendo novas experiencias e descobrindo coisas novas. Evolua os seus estudos também. Não fique estagnado.

E caso precise de ajuda para criar seu planejamento de estudos e acompanhar diariamente suas horas de estudo utilize o iEstudos.