Análise crítica dos estudos

Análise critica de estudos

Existem muitas e muitas técnicas de estudo, todas clamam que irão revolucionar e fazer você aprender mais. Aqui no iEstudos iremos abordar muitas dessas técnicas futuramente.

Infelizmente não existe algo que funcionará de forma perfeita para todas as pessoas, então o conselho inicial para quem quer melhorar a qualidade do seu estudo é testar tudo que possa melhorar seus estudos. Durante o teste, você deve analisar criticamente se está dando ou não o resultado esperado.

Digamos que você descobriu sobre os mapas mentais. Você leu o conceito e aprendeu como fazer. Você pode fazer os mapas mentais em papeis de verdade, com canetas coloridas e os seus próprios desenhos, ou pode fazer em programas no computador com imagens achadas no Google. Qual deles vai funcionar melhor? Descubra. Tente as duas formas e veja qual melhor lhe atende.  O mapa mental em si, está funcionando? Faça uma análise se está conseguindo reter o conhecimento melhor do que sem eles. Também faça uma análise se o tempo gasto para fazê-los está compensando. Talvez você tenha trabalho para fazê-los em um primeiro momento, mas eles virem ferramentas incríveis de revisão que vão lhe salvar muito tempo de estudo. Talvez não, talvez você esteja perdendo muito tempo para criar os mapas mentais e ao relê-los não consegue ver vantagem alguma.

Essa análise crítica pode ir além de técnicas avançadas de estudos, os aspectos mais simples do estudo também pode ser analisados. Resumos. Eles funcionam para você? Como saber? Mão na massa. Faça um resumo, com poucas palavras sobre o assunto abordado. Tente um resumo em tópicos e sub-tópicos. Faça um resumo em quadros e tabelas com as palavras-chave principais. Teste, teste e teste. Algum deles funcionou?

Até mesmo um planejamento de estudos deve ser analisado quanto a sua eficácia. Depois de algumas semanas de estudo você pode parar para pensar: Realmente esta quantidade alta de horas de português está dando resultado? Devo dedicar um tempo exclusivo para treinar redação? E outras perguntas nessa mesma linha.

O importante a ter em mente é sempre evoluir. Posso melhorar em algum aspecto do meu estudo? Pense que diariamente evoluímos como seres humanos. Estamos sempre tendo novas experiencias e descobrindo coisas novas. Evolua os seus estudos também. Não fique estagnado.

E caso precise de ajuda para criar seu planejamento de estudos e acompanhar diariamente suas horas de estudo utilize o iEstudos.

Ano novo para quem estuda

Champanhe estourandoPara quem estuda, a virada de ano pode ser o momento ideal para refletir sobre o seu rendimento nos estudos. Esse rendimento engloba disciplina, motivação, e métodos utilizados.

A partir dessa reflexão é possível descobrir os erros cometidos e criar estratégias para corrigi-los. Também é o momento para rever as metas e objetivos.

Algumas perguntas devem ser feitas como:

  • Estou realmente assimilando o conteúdo dos estudos?
  • Estou vendo evolução, por exemplos na resolução de questões?
  • O que posso melhorar no meu método de estudo atual?
  • Venho cumprindo o meu planejamento? Se não, o que vem me impedindo? Planejei mais horas do que realmente consigo cumprir?
  • Estou motivado para estudar?

Deve-se também rever o plano de estudos e adaptá-lo para as novas necessidades descobertas.

Para quem ainda não utiliza um plano de estudos talvez seja a hora de criar um, pois este permite um maior nível de disciplina e controle nos estudos. O iEstudos permite criar o planejamento de estudos de forma rápida e prática de forma automatizada, também permite registrar o tempo estudado e acompanhar o rendimentos dos estudos com gráficos e estatísticas.

Siga essas dicas para o ano novo e entre o ano mais perto da aprovação.

Horas Líquidas de estudo

Horas líquidas de estudo

Hora líquidas de estudo são as horas que você efetivamente estudou, desconsiderando qualquer mínima interrupção como: se alimentar, ir ao banheiro, atender ao telefone ou qualquer outra pausa nos estudos.

Digamos que em um dia você iniciou os estudos as 08:00 da manhã e parou as 15:00. No decorrer desse tempo você fez algumas refeições, atendeu ao telefone, foi ao banheiro, tomou banho e brincou com o cachorro. Se desconsiderarmos todas essas atividades paralelas, teremos um tempo menor do que o inicialmente definido, digamos que nesse exemplo, cerca de 4 horas e meia. Essas são as suas horas líquidas de estudo.

Então, das 7 horas que você ficou a cargo de estudar (horas brutas), apenas 4 horas e meia foram de estudo real (horas líquidas).

As horas líquidas já são bem conhecidas de quem estuda para concursos públicos, mas podem ser utilizadas por qualquer outro estudante, pois elas representam uma melhoria significativa na forma de contabilizar as horas de estudo.

Por que é importante eu utilizar as horas líquidas?

Utilizar as horas líquidas ao invés das horas brutas lhe permite uma maior precisão para acompanhar o seu rendimento, pois se você considera que estudou uma quantidade de horas que não é real, você está mensurando errado, além de estar se enganando.  Sabendo que deve cumprir uma quantidade de horas reais fará você evitar distrações e ter mais foco para cumprir as metas.

A melhor forma de calcular as horas líquidas é com um cronômetro que seja pausado em qualquer interrupção. Os tempos cronometrados devem ser anotados para tirar o saldo de cada dia.

O iEstudos foi pensado com o propósito de registrar as suas horas líquidas de estudo. Ele possui um cronômetro embutido para o registro de horas líquidas. Também possui um contador regressivo que mostra quanto tempo falta para cumprir o planejado, tendo ainda a opção de um sinal sonoro ao chegar no tempo planejado.

Tela do iEstudos demonstrado o cronômetro e a contagem regressiva

Cronômetro e contagem regressiva do iEstudos

Com essa ferramente é possível acompanhar diariamente as horas líquidas de estudo de forma muito simples. Além disso, o sistema também apresenta gráficos e estatísticas para acompanhar o rendimento.

Não perca tempo, conheça agora o iEstudos e comece a gerenciar suas horas líquidas de estudo.